USA 6109O Presidente da Associação Brasileira de Imprensa Internacional, Marco Alevato, participou da reunião com o novo cônsul-geral do Brasil em Miami, o embaixador João Mendes Pereira.

Este tipo de encontro fortalece as relações com o Consulado Geral do Brasil em Miami. Marco Alevato garante que a ABI Inter vai continuar atuante na representação dos membros e associados.

Também participaram da reunião com o novo cônsul-geral, representantes das principais mídias comunitárias do Sul e da Central Flórida. Entre tantos assuntos discutidos, o embaixador João Mendes Pereira disse que vai agir em prol da comunidade brasileira e falou sobre a possibilidade de ter em Orlando um funcionário em tempo integral, uma vez que na cidade vivem aproximadamente 100 mil brasileiros.

Sobre o embaixador João Mendes Pereira

Diplomata de carreira há 28 anos, o embaixador João Mendes Pereira assumiu o posto de cônsul-geral do Brasil em Miami no último dia 11 de outubro. Nascido em Brasília e formado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), ele serviu na missão do Brasil junto à União Europeia em Bruxelas, na embaixada do Brasil em Lisboa e na delegação permanente do Brasil junto à ALADI e ao MERCOSUL em Montevidéu.

Antes de sua chegada à Flórida, o embaixador chefiou o cerimonial do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. Anteriormente, ocupou os cargos de diretor do Departamento da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) e Integração Econômica Regional e de coordenador-geral de Assuntos Econômicos da América do Sul.

“Escolhi Miami sabendo dos enormes desafios de chefiar Consulado responsável por uma das maiores comunidades brasileiras no exterior. Meu foco será o aprimoramento dos serviços consulares e da assistência a brasileiros, sem descuidar obviamente de setores importantes como promoção comercial e cultural”, afirma o embaixador.

Casado com Maria Teresa da Costa Hidd Mendes Pereira, o embaixador tem dois filhos, Antonio Victor da Costa Hidd Mendes Pereira e Luiz Felipe da Costa Hidd Mendes Pereira. O embaixador João Mendes Pereira ocupa a posição deixada pelo embaixador Adalnio Senna Ganem, que permaneceu no cargo por 2 anos.