abi inter reuniao 2016A reunião da ABI Inter (Associação Brasileira de Imprensa Internacional), que aconteceu no dia 2 de fevereiro de 2016, na sede da entidade, em Deerfield Beach (FL), teve como Pauta de discussões a Eleição da Nova Diretoria em Maio de 2016, o Painel de Imprensa no Focus Brasil 2016: Tema e Preletores, o Press Awards 2016: Prêmios e Coquetel, O Evento da ABI Inter em Massachusetts, o Balanço da Atual Administração, e a Busca de Patrocinadores para o Painel do Focus e para o Press Awards. Participaram do encontro a presidente Laine Furtado, o vice-presidente para as Américas Antonio Carlos Martins, o secretário Gilvan de Sergipe, o diretor de Marketing Carlos Borges e a conselheira fiscal Rita Pierotti, além do tesoureiro Eraldo Manes Jr e do tesoureiro-adjunto, Marco Alevato, por teleconferência desde Orlando (FL).

Após as deliberações sobre tema do respeito ao prazo para cada etapa das próximas eleições de maio – que, de acordo com as normas estatutárias, do Art. 15º ao Art. 18º, se prevêem os prazos de 90, 60 e 30 dias antes da eleição para as etapas da convocação, inscrição das chapas e apresentação das propostas -, a presidente confirmou que já se comunicou via e-mail com todos os 124 atualmente filiados, fazendo a convocação. Ao concordarem por unanimidade com os avanços obtidos pela entidade na atual gestão pelo trabalho eficiente dos membros da atual diretoria, votou-se pela manutenção do mesmo grupo para formar nova chapa para concorrer às próximas eleições. A chapa será formada por Laine Furtado (presidente), Antonio Martins (vice-presidente para Américas), Arthur Yuji Muranaga (vice-presidente para a Ásia), Marcia Curvo (vice-presidente para a Europa), Gilvan de Sergipe (secretário-geral), Mara Rubia Sanfilippo (secretária-adjunta), Eraldo Manes Jr (tesoureiro) e Marco Alevato (tesoureiro-adjunto), que comporão a diretoria-executiva. Edilberto Mendes (NY), Roberto Lima (NJ), Zigomar Vuelma (FL), Glauber Morare e Alex Colombini (MA), Celso Braz (CA) e Sérgio Lima (TX) formarão o Conselho de Ética. O Conselho Fiscal será composto por Rita Pierotti, Ana Martins, Edirson Paiva e Ady Coutinho. Carlos Borges e Antonio Martins dirigirão o Departamento de Marketing.

Devido à excelente receptividade aos temas e preletores do último painel da ABI Inter no Seminário Internacional Focus Brasil, realizado na Flórida no ano passado, decidiu-se manter um padrão similar para o mesmo evento este ano. Como ‘mídia digital’ tem sido um assunto com foco preponderante hoje entre os empresários de mídia impressa, os presentes à reunião concordaram em tratar o tema ‘como a mídia impressa deve fazer a transição para a mídia digital sem traumas’, já que hoje em dia a migração para plataformas digitais é um objetivo sine qua non para que veículos de comunicação tradicionalmente impressos não passem a perder receita. Foram cogitados dois nomes de experientes profissionais de São Paulo, Ronaldo Miranda e Suzana Orky, que trabalharam na transição de grandes jornais impressos daquele estado para plataformas digitais. Foi levantado também o nome de Walter Krug, da Flórida, que trabalha com desenvolvimento de mídia digital. Decidiu-se que seria mais interessante trazer como preletor no Seminário o profissional que tiver maior nível de conhecimento em Marketing, uma vez que a idéia da palestra é dar subsídios aos donos de veículos comunitários dos EUA a aumentar receita.

Com relação ao modelo de premiações a ser aplicado para o Press Awards Imprensa deste ano, entre as idéias apresentadas pelos presentes, votou-se pela proposta de que cada um dos 34 veículos filiados à ABI Inter indique um nome respeitado em sua comunidade e área de abrangência de seu veículo – não necessariamente um profissional de imprensa, como ocorreu no ano passado -, podendo ser um líder comunitário ou religioso, um empresário que tem feito muito pelos brasileiros locais, um professor que tem elevado a cultura brasileira entre seus alunos americanos, um respeitado brasileiro que tem ganhado prêmios de americanos, ou algum nome que, ao ser indicado, não sofra rejeições pela comunidade local.

Diferente da cerimônia de premiações do ano passado seria a recepção. Oferecer um jantar ou coquetel, não realizado no Press Awards de 2015, foi discutido entre os presentes à reunião como alternativas para uma melhor boas-vindas aos convidados. Foram analisados os custos de um jantar e de um coquetel para um número de aproximadamente 200 convidados na noite da cerimônia cobrados pela organização do Broward Center for the Performing Arts. As estratégias para busca de patrocínio envolvem a participacão das mídias filiadas que podem oferecer espaço publicitário para a entidade. A idéia foi aprovada e os contatos com cada veículo serão formalizados.

Foram confirmados durante a reunião os encontros com veículos de comunicação do norte dos EUA que serão realizados nas cidades de Framingham e Somerville, em Massachusetts, entre profissionais de imprensa, donos de veículos locais e membros da diretoria da ABI Inter. As reuniões, que estão sendo organizadas pela secretária-adjunta Mara Rubia Sanfilippo, terão lugar no Tropical Café (Framingham), dia 19 de fevereiro, e no Oliveira’s Restaurant (Somerville), dia 20.

O tesoureiro apresentou o balancete com todas as informações financeiras do ano de 2015, no que se referem a ativo e passivo e fez breve explanação da análise contábil da entidade, que fechou o ano que saldo positivo. O secretário apresentou aos diretores presentes o ‘Relatório Anual 2015 da Secretaria’, documento de 6 páginas contendo as informações mais relevantes de tudo o que se refere à Secretaria nesse período anual, como Memorandos Internos, Cadastro Geral de Associados, levantamento de filiados por países e por categorias de mídias, arquivo, etc.