10 Year Anniversary

Este ano, a ABI Inter, Associação Brasileira de Imprensa Internacional, celebra 10 anos. O sonho de criar uma entidade que representasse a imprensa brasileira no exterior surgiu de duas reuniões no início de 2006, na cidade de New York, entre os jornalistas Carlos Borges, Edilberto Mendes e Roberto Lima que se uniram em torno da idéia de criar o que hoje é a Associação Brasileira de Imprensa Internacional.

Em maio do mesmo ano, durante o Focus Brasil, em Fort Lauderdale, foi realizada a primeira reunião da ABI Inter com a imprensa brasileira, onde Roberto Lima foi empossado como presidente. Um ano depois, em abril de 2007, foi realizada a primeira assembléia geral da entidade, que registrou a ata de fundação da ABI Inter. Em 2010, o empresário Zigomar Vuelma assumiu a presidência da entidade. Hoje a ABI Inter tem como presidente a jornalista Laine Furtado, que foi empossada em 2014.

A visão da entidade é de mostrar a força da imprensa brasileira fora do Brasil, reunindo profissionais e veículos de comunicação em língua portuguesa no exterior e zelar pela ética jornalística entre profissionais e veículos de comunicação brasileiros fora do Brasil. Hoje, 10 anos depois, a ABI Inter congrega mais de 180 associados, incluindo veículos de comunicação e profissionais da imprensa dos Estados Unidos, Europa e Japão.

Entre em Contato