A Importância do Marketing na Mídia Social em 2022

by | Jan 13, 2022 | Mídia Social

Fonte: Post Beyond – https://www.postbeyond.com/blog/social-media-marketing-importance/

Foto: by Jakob Owens on Unsplash

2021 cimentou muitas mudanças em nossas vidas profissionais. O Zoom se tornou nossa sala de reuniões padrão e os webinars são eventos regulares. Mas a mudança mais impactante foi como a mídia social se tornou a janela para aprender, encontrar novas oportunidades de carreira e expandir nossas marcas. Isso só mostra a importância do marketing de mídia social.

Isso levou muitos profissionais de marketing a focar novamente em sua estratégia de marketing de mídia social.

A mídia social permite que os profissionais de marketing se conectem e envolvam clientes em potencial onde estão: LinkedIn, Twitter, Youtube, Facebook, Instagram e até algumas das plataformas mais jovens, como o TikTok. Com uma forte estratégia de mídia social e a capacidade de criar conteúdo envolvente, os profissionais de marketing podem envolver seu público.

As mídias sociais continuarão sendo uma estratégia importante em 2022, e as empresas sempre podem encontrar maneiras de avançar em sua abordagem.

Por que as redes sociais são importantes para o seu negócio? 12 Razões.

Embora as empresas B2B procurem vender produtos para outras empresas, o marketing B2B ainda é construído sobre relacionamentos humanos. A mídia social tem sido usada há muito tempo para ajudar a aumentar esses relacionamentos, mas sua importância acelerou no ano passado.

Sem eventos presenciais, os profissionais de marketing B2B precisavam de uma saída para se conectar com clientes potenciais e parceiros. E eles descobriram que poderiam fazer isso de forma mais eficaz por meio de plataformas sociais.

Ao usar as mídias sociais, os líderes B2B:

1. Desenvolva o reconhecimento da marca

Em diferentes plataformas, as empresas podem contar sua história, por que fornecem os serviços que oferecem e manter o público atualizado com histórias de clientes e funcionários.

Se os líderes B2B puderem alavancar a voz de seus funcionários, eles poderão estender ainda mais o alcance de sua marca. Cada funcionário tem uma rede pessoal e cada rede tem potencialmente centenas de contatos. Por sua vez, cada um desses contatos está conectado a centenas de outras pessoas.

2. Gerar Leads

Crie conversas e engajamento significativos em seu setor-alvo publicando vídeos, notícias, dados e tendências interessantes. Você não apenas cria credibilidade com clientes em potencial, mas essas estratégias podem resultar na conquista de leads.

3. Nutrir Leads

A venda social permite que os profissionais de vendas construam relacionamentos com os leads. Ao alavancar suas peças de liderança de pensamento, prova social e outros conteúdos, eles podem ajudar clientes em potencial a resolver problemas. Por sua vez, isso permite que sua equipe de vendas construa confiança e credibilidade.

4. Implemente a Escuta Social

Ouça os clientes e o que as pessoas estão dizendo sobre sua empresa. Isso lhe dá a chance de obter feedback sincero sobre como os outros veem sua marca. Ele abre uma janela para melhorar as áreas mais fracas do seu negócio enquanto reforça os aspectos que já ressoam com as pessoas.

5. Conecte postagens sociais a oportunidades

Com a solução empresarial certa, os líderes podem direcionar as postagens dos clientes ao CRM para entender melhor os clientes.*

6. Avalie os esforços de marketing

Plataformas de mídia social e ferramentas de gerenciamento permitem que você acompanhe as principais métricas de desempenho (KPIs). Você pode até atribuir um valor monetário ao engajamento orgânico de mídia social. O valor de mídia ganho (EMV) oferece uma ideia de quanto o engajamento social orgânico e o alcance teriam custado se você pagasse em anúncios.

7. Construa a autenticidade da marca

O envolvimento nas mídias sociais oferece às marcas a oportunidade de criar confiança com clientes, parceiros e talentos/funcionários em potencial. Isso é especialmente verdadeiro se outras pessoas estiverem promovendo sua marca ou produtos/serviços para outras pessoas. As pessoas são quase três vezes mais propensas a confiar em conselhos ou recomendações de familiares e amigos do que nos canais oficiais da marca.

8. Impulsione a liderança de pensamento

A mídia social é uma ótima maneira de aprender sobre os problemas e interesses das pessoas. Por sua vez, estar nas redes sociais dá às marcas a oportunidade de impulsionar a liderança de pensamento, resolvendo problemas. Crie guias de instruções, webinars e outros conteúdos para ajudar as pessoas e, em resposta, as pessoas podem confiar em sua marca como fonte de orientação.

9. Aumente seu público

Em 2021, 4,48 bilhões de pessoas estavam usando as mídias sociais. O social não apenas oferece uma janela para o maior mercado endereçável on-line, mas também mostra o que as pessoas reais falam ou gostam. Depois de aprender a resolver os problemas desse mercado com conteúdo de liderança de pensamento, você pode construir um público que acredita em sua marca, produtos e serviços.

10. Construa uma comunidade

Com planejamento e engajamento, você pode construir uma comunidade ativa em torno de sua marca nas redes sociais. Você pode alavancar funcionários e clientes para gerar curtidas e compartilhamentos imediatos para seu conteúdo, para que ele alcance novos públicos.

11. Gere conteúdo exclusivo em escala

As comunidades de mídia social também podem ser uma excelente fonte de conteúdo original e atencioso. O conteúdo gerado pelo usuário (UGC) e o conteúdo gerado pelo funcionário (EGC) podem falar com as marcas de maneira autêntica, mas mantêm seu pipeline de publicação de conteúdo repleto de opções novas.

12. Mantenha-se atualizado com as pessoas chave

Espalhar a liderança de pensamento por meio das mídias sociais é um método para merecer a atenção dos tomadores de decisão e de outras partes interessadas. Aproveite webinars, e-books, one-pagers, podcasts e outros tipos de conteúdo para resolver problemas de outras pessoas.

Se você deseja se conectar e se envolver com seus futuros clientes, precisa estar onde eles estão. E isso é em grande parte nas redes sociais.

13 estatísticas mostrando por que o marketing de mídia social é importante

É claro que as plataformas sociais são ótimas ferramentas para mostrar as histórias dos funcionários, a visão e os valores da marca e criar uma conexão emocional com o público (sim, as empresas B2B devem atingir o cordão emocional assim como as empresas B2C).

Vemos isso nos dados:

  1. 89% dos profissionais de marketing dizem que a mídia social é “muito importante”, com 30% dizendo que é “um pouco importante” para sua estratégia geral de marketing, de acordo com o Buffer.
  2. O Youtube acumula mais de 1 bilhão de horas de tempo de exibição por dia.
  3. 82% dos profissionais de marketing B2B relatam usar o LinkedIn como meio de networking e fazer conexões profissionais. Eles também usam Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Pinterest.
  4. Em 2017, 80% dos leads B2B de mídia social vieram do LinkedIn. (LinkedIn)
  5. 53% da população mundial agora está ativa nas mídias sociais. (Nós somos sociais)
  6. 13 novos usuários estão começando a usar as mídias sociais pela primeira vez a cada segundo (Hootsuite).
  7. 70% dos adultos disseram confiar em recomendações online de amigos e familiares, mas apenas 15% disseram que confiariam nas postagens oficiais de mídia social de uma empresa (PostBeyond).
  8. 91% dos compradores B2B usam ativamente as mídias sociais (IDC).
  9. 79% dos candidatos a emprego usam as mídias sociais para procurar vagas de emprego. No entanto, 86% dos candidatos usam as mídias sociais para procurar emprego nos primeiros 10 anos de carreira (Glassdoor).
  10. 93% dos membros do Twitter dizem que estão abertos a permitir que as marcas participem de uma conversa, especialmente quando fornecem ajuda (Twitter).
  11. 90% dos membros do Instagram seguem uma conta comercial ou de marca oficial (Instagram).
  12. O LinkedIn diz que tem quase 800 milhões de membros em 200 países. A América do Norte representa cerca de 25% dessa população.
  13. O Facebook atinge 59% da população global de mídia social. É a única plataforma de mídia social que está nas mãos de mais da metade dos usuários de mídia social do mundo.

Em meio à pandemia, as mídias sociais se tornaram ainda mais importantes para os profissionais de marketing B2B. Em uma pesquisa do LinkedIn em 2020 com 1.200 profissionais de marketing, três em cada quatro dos B2B sofreram cortes orçamentários, forçando-os a se concentrar mais em elementos táticos de marketing e investimentos de curto prazo que claramente compensam.

“Ter menos recursos e alavancas força você a pensar de forma diferente, e nosso foco tem sido fornecer valor aos nossos clientes”, respondeu na pesquisa, Simon Morris Diretor Sênior de Marketing de Mídia Digital da Adobe EMEA. “Fizemos muito mais para interagir digitalmente com eles.”

A rede digital permite que as equipes se conectem de novas maneiras, divulguem notícias da empresa por meio do boca a boca online e transmitam eventos virtuais.

Por que as mídias sociais são importantes para a advocacia dos funcionários?

Uma maneira pelas quais as empresas podem pensar de maneira diferente sobre sua estratégia de mídia social é desenvolvendo um programa de defesa dos funcionários.

A advocacia do empregado é a promoção de uma empresa pelas pessoas que trabalham para ela. Quando os funcionários estão orgulhosos de trabalhar para uma empresa, eles querem que o mundo saiba. E quando o fazem, suas vozes vão mais longe e ganham mais confiança do que a marca tradicional.

Estudo após estudo mostra que o marketing boca a boca é eficaz. Quando os funcionários compartilham suas experiências, é mais provável que suas conexões sociais vejam seu conteúdo, deixem um comentário e confiem mais na postagem.

Um estudo da Fleishman Hillard até descobriu que os consumidores confiam três vezes mais nos funcionários de uma empresa do que nos líderes da empresa.

Os funcionários devem ser incentivados a compartilhar postagens originais que promovam a empresa, a fim de aumentar o alcance orgânico, construir a credibilidade da marca e atrair leads mais qualificados.

Como começar com uma estratégia de marketing de mídia social

1. Crie uma estratégia de mídia social respondendo a perguntas importantes

Antes de publicar postagens, desenvolva uma estratégia de mídia social com a qual os executivos, a equipe jurídica, o marketing e as vendas concordem. Identifique por que o social está sendo usado como um canal de marketing e vendas e se haverá algum obstáculo. Por exemplo, setores regulamentados, como financeiro e de saúde, devem seguir regras rígidas.

Como parte da estratégia geral de mídia social, uma política deve ser implementada para todas as partes interessadas sobre o que compartilhar e o que está fora dos limites.

Depois de estabelecer as regras básicas, considere as seguintes questões ao desenvolver uma estratégia:

  • Quais são seus objetivos e como você vai medi-los?
  • Que tipo de conteúdo você vai postar?
  • Quando você vai postar?
  • Quais canais você priorizará?
  • Quem vai criar e distribuir conteúdo?
  • Como você incentivará os funcionários a compartilhar conteúdo?

2. Escolha uma ferramenta de gerenciamento de mídia social

Existem várias ferramentas de gerenciamento de mídia social que ajudam os gerentes de mídia social a planejar e distribuir seu conteúdo. As principais ferramentas incluem Buffer, HubSpot, Zoho Social, Falcon.io e Hootsuite. Muitas dessas ferramentas são projetadas para ajudar as empresas a alcançar o público no Facebook, Instagram e Twitter. Para alcançar o público-alvo no LinkedIn, o LinkedIn Sales Navigator é uma ferramenta premium para informações sobre leads e permite enviar mensagens de InMail para contas de destino.

3. Treinar funcionários

Depois de desenvolver uma política e definir as ferramentas, é hora de treinar os funcionários. Se eles devem participar de um webinar de treinamento ou ler um manual de mídia social do funcionário, é importante que os funcionários saibam quais são as expectativas. Certifique-se de incluir os regulamentos, mas também treinar os funcionários sobre o que impulsiona o engajamento com futuros clientes.

Nem todo mundo será um profissional natural de mídia social no início, mas a maioria das pessoas pode pegar o jeito quando entender sua importância e como sua contribuição ajuda a gerar receita.

4. Identifique e colabore com influenciadores do setor.

Os influenciadores não são apenas para B2C. Identifique funcionários experientes em mídia social e que seriam adequados para fazer parceria com os influenciadores do seu setor entrevistando-os em uma transmissão ao vivo, webinar ou podcast.

Não importa como você escolha fazer parceria com um influenciador, o conteúdo pode ser reutilizado posteriormente para postagens de mídia social.

5. Crie um calendário de conteúdo e um processo de aprovação

Uma chave para o sucesso do marketing de mídia social é a organização e a atenção aos detalhes. Para publicar conteúdo atraente, as equipes de mídia social precisam estabelecer um calendário de conteúdo e um processo de aprovação.

Com um calendário editorial, os profissionais de marketing podem agendar conteúdo semanal, mensal e trimestralmente. Além das datas de publicação, os calendários editoriais ajudam as equipes de conteúdo a rastrear o tipo de conteúdo, a finalidade, os autores, os canais e muito mais.

Ao criar este calendário, não se esqueça de acompanhar as postagens de maior sucesso para republicar seu conteúdo mais popular.

Ansioso para as mídias sociais em 2022

Nunca é tarde para começar a amadurecer sua estratégia de mídia social. Quer isso signifique começar do zero ou incentivar os funcionários a construir suas marcas pessoais, a importância das mídias sociais nunca foi tão grande.

0 Comments