A Importância do Marketing na Mídia Social em 2022

by Jan 13, 2022Mídia Social

 O Surgimento da ABI Inter

Texto de: Carlos Borges

A história da mídia comunitária brasileira no exterior se confunde com a própria história da emigração de brasileiros. Jornais, revistas, guias, programas independentes de rádio e TV, e mais posteriormente, web sites, blogs e web tvs, formavam a maior, mais sólida e persistente trincheira de informação, serviços, integração e conforto emocional para milhões de brasileiros que vivem fora do país, desde o começo dos anos 80.

A ABI-Internacional nasceu, como idéia, em 2006, e “de fato”, em 2007. Sempre foi uma aposta no que muitos consideravam “improvável”: a união de veículos de comunicação comunitários, em torno de uma idéia, um projeto, uma missão.

A idéia de integrar a mídia comunitária brasileira em torno de uma associação foi do jornalista Edilberto Mendes, editor-chefe do “The Brasilians”, o mais antigo jornal brasileiro em circulação no mundo. A ele se juntaram os jornalistas Carlos Borges, que desde 1997 já reunia a mídia brasileira em torno do Brazilian Press Awards e, em 2006 deu início aos seminários Focus Brasil; e Roberto Lima – publisher do jornal Brazilian Voice, de Newark-NJ, e grande entusiasta do projeto ABI-Inter.

Durante a realização do “Focus Brasil” de 2006, com a presença do Presidente da ABI do Brasil, Mauricio Azêdo, foi lançada a idéia da ABI-Internacional. No ano seguinte a entidade estava incorporada, elegendo a sua primeira diretoria que teve como presidente, um dos fundadores, Roberto Lima.

Desde então, sobrevivendo a todas as intempéries de economias em crise e Mercado em permanente convulsão, a ABI-Internacional se expande constantemente, celebra suas conquistas, questiona e busca saídas para os desafios de todo dia. Sua raiz é democrática. Sua composição é diversa, internacional e múltipla. Os desafios, seguem imensos. As possibilidades, com certeza, ainda maiores.

Criação da ABI Inter, Associação Brasileira de Imprensa Internacional

O sonho de criar uma entidade que representasse a imprensa brasileira no exterior surgiu de duas reuniões no início de 2006, na cidade de New York, entre os jornalistas Carlos Borges, Edilberto Mendes e Roberto Lima que se uniram em torno da idéia de criar o que hoje é a Associação Brasileira de Imprensa Internacional.

Em maio do mesmo ano, durante o Focus Brasil, em Fort Lauderdale, foi realizada a primeira reunião da ABI Inter com a imprensa brasileira, onde Roberto Lima foi empossado como presidente. Um ano depois, em abril de 2007, foi realizada a primeira assembléia geral da entidade, que registrou a ata de fundação da ABI Inter.

A visão da entidade é de mostrar a força da imprensa brasileira fora do Brasil, w ser reconhecida como uma instituição da imprensa brasileira no mundo pela excelência no relacionamento e serviço aos membros e veículos de imprensa nacional e internacional, reunindo profissionais e veículos de comunicação em língua portuguesa no exterior e zelar pela ética jornalística entre profissionais e veículos de comunicação brasileiros com atuacao ou representatividade fora do Brasil. A ABI Inter congrega inúmeros associados, incluindo veículos de comunicação e profissionais da imprensa e comunicação de diversas partes do mundo.

Press Awards 2006 - Maurício Azedo e Al Sousa

In memoriam: O Presidente da ABI do Brasil em 2006, Mauricio Azêdo. e Al Sousa, o primeiro a receber uma carteira da ABI Inter. Foto: AcheiUSA

Edilberto Mendes

Edilberto Mendes

Editor-chefe do “The Brasilians”, o mais antigo jornal brasileiro em circulação no mundo.

Carlos Borges, Edilberto Mendes e Roberto Lima

Primeiros Diretores da ABI Inter

Carlos Borges, Edilberto Mendes e Roberto Lima