Hoje, 7 de abril, celebramos o Dia do Jornalista, uma data instituída em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró. Sua morte em 1830, por inimigos políticos, marcou um momento crucial na luta pela liberdade de imprensa e foi um dos fatores que culminou na renúncia de D. Pedro I.

A ABI, criada em 1908 por Gustavo de Lacerda, surgiu para representar os jornalistas, assegurando seus direitos e legitimando sua profissão, com o ideal de que a imprensa deveria ter uma missão social de informar e levar conhecimento à população.

O jornalismo no Brasil teve seu início com o Correio Braziliense, em 1808, e evoluiu significativamente com a abolição da escravatura, avanços na educação e redução dos custos de produção. A primeira graduação em Jornalismo foi criada em 1947, na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, em São Paulo. Apesar de a exigência do diploma para o exercício da profissão ter sido derrubada pelo Supremo Tribunal Federal em 2009, a formação continua sendo fundamental para o aperfeiçoamento dos profissionais da comunicação.

Neste Dia do Jornalista, a ABI Inter homenageia todos os jornalistas, especialmente nossos associados, que com dedicação e ética, contribuem para uma sociedade mais informada e justa. Que possamos continuar a honrar o legado de Líbero Badaró e fortalecer a liberdade de imprensa em todo o mundo.

Feliz Dia do Jornalista!

#DiaDoJornalista #ABIInter #LiberdadeDeImprensa #ÉticaJornalística @abiinter @comunicacao

O Dia do Jornalista, celebrado em 7 de abril no Brasil, é uma das várias datas que homenageiam os profissionais da imprensa. Outras datas importantes incluem 29 de janeiro, em memória do jornalista José do Patrocínio; 16 de fevereiro, Dia do Repórter; 3 de maio, Dia da Liberdade de Imprensa, estabelecido pela ONU; e 1º de junho, Dia da Imprensa, que remete ao primeiro jornal brasileiro. Vale ressaltar que a comemoração varia globalmente, sendo celebrada em 8 de agosto nos EUA e em 8 de novembro na China.

0 Comments